Nosso website utiliza cookies

Respeitamos sua privacidade na internet! Utilizamos cookies para promover uma melhor experiência durante sua visita.

Ao continuar sua navegação, você confirma estar de acordo com nossa Política de Privacidade.

6 DICAS PARA MOTIVAR SUA EQUIPE

Segundo especialistas em liderança e carreiras a chave para conseguir incentivar funcionários é pensar no que você pode fazer para deixá-los motivados. De acordo com estudos realizados por Ashley V. Whillans, professora da Harvard Business Review, as pessoas possuem três necessidades básicas em relação ao trabalho:

Autonomia: desfrutar da liberdade de escolher como executar o trabalho;

Sentimento de pertencimento: estabelecer uma conexão com os colegas e relacionamentos significativos; e

Competência: sentir que possuem as habilidades necessárias para desempenhar as tarefas daquele trabalho. Durante este complicado momento que estamos passando, incentivar a equipe se tornou uma tarefa muito difícil. Essa é a hora de compartilhar mais conhecimento e ajudar a manter equipes motivadas e produtivas.

Confira aqui 6 dicas para incentivar sua equipe:

1. DÊ UM PROPÓSITO À SUA EQUIPE

O funcionário não se sente incentivado se não sabe como sua atividade afeta outras áreas da empresa, qual a importância dele nesse processo. O primeiro passo para incentivar seus funcionários é fazer com que eles saibam que o trabalho deles é importante. Fazer essas pessoas lembrarem que trabalham para uma causa maior dá sentido àquela ação do dia, por mais mecânica que ela possa ser.

2. ESTIMULE A CAPACITAÇÃO

Quem está estagnado fica desmotivado. É preciso estimular o desenvolvimento intelectual e técnico dos funcionários constantemente. A pessoa tem que se ver crescendo na empresa. Ou seja, relacionando o resultado que traz para a empresa com seu desenvolvimento pessoal.

3. DESIGNE AS PESSOAS CERTAS PARA OS CARGOS

Ninguém se entrega 100% a algo que não o contenta. Boas gestões devem estimular a independência de seus colaboradores e também apoiá-los quando eles se encontrarem em dificuldades.

4. REUNIÕES PARA O RECONHECIMENTO

Muitos empreendedores só falam com seus funcionários na hora de dar más notícias. Mas fazer reuniões para falar dos bons resultados e elogiar o trabalho que está sendo feito é tão importante quanto, mesmo que sejam conquistas pequenas. Essa atitude melhora o clima da empresa, porque cria condições para que a equipe esteja engajada e possa contribuir com novas formas de alcançar as metas.

5. PARTICIPAÇÃO NAS DECISÕES

Consulte, peça opiniões, reúna a equipe para debater. Mostre ao time que sua opinião é importante e que a empresa confia neles. Delegue alguns projetos importantes e acompanhe de perto. Isso não significa que você deve fazer tudo que lhe for dito, mas mostrar que tudo isso é levado em conta.

6. PROGRAMAS DE INCENTIVO

Recompensar seus funcionários, principalmente vendedores, por seu desempenho: Por incrível que pareça, muitas empresas não têm esse hábito ou o fazem de forma errada. Além da tradicional comissão de vendas, dos prêmios pelo atingimento de metas e dos bônus de performance anual, campanhas pontuais com prêmios mais lúdicos, como viagens, aparelhos eletrônicos e até carros, têm um efeito muito bom na motivação da equipe. Outra forma é oferecer pequenos desafios no dia a dia: por exemplo, buscar a solução para um problema antigo do negócio ou para bater a meta proposta. Quem resolver um desses desafios recebe um prêmio simples, como um vale-presente ou um produto da própria empresa. Faça atividades curtas, com no máximo um mês de duração. O desembolso é pequeno, mas a equipe se engajará no desafio proposto.

Somos Duo

Juntos. Uma experiência única.

Publicado por: Somos Duo

Deixe-nos sua opinião!

Nome
Mensagem

Rua Fidêncio Ramos, 16012° andar, conj. 1211
Vila Olimpia – SPCEP: 04501-010

PABX: +55 11 3094-0800

contato@somosduoecco.com.br

Atenção!