Nosso website utiliza cookies

Respeitamos sua privacidade na internet! Utilizamos cookies para promover uma melhor experiência durante sua visita.

Ao continuar sua navegação, você confirma estar de acordo com nossa Política de Privacidade.

Turismo e Inovação

A inovação fez e sempre fará parte das evoluções na sociedade. Como seres humanos, estamos constantemente pesquisando e desenvolvendo novas ideias. A roda, a energia elétrica, o carro, o avião e muitas outras coisas que hoje experimentamos como cotidianas, nem sempre estiveram presentes em nosso dia a dia.

Nos últimos anos, o divisor de águas foi a invenção da internet, que atualmente é a base para inúmeras outras criações disruptivas. Com a possibilidade de se conectar cada vez mais através dessa rede, o comportamento do público vem mudando consideravelmente em todos os aspectos.

Hoje, os esforços relacionados ao tema são voltados para as soluções digitais que estão sendo criadas e continuam em constante evolução. Além do Brasil, existem alguns países que são referência na área, como por exemplo China, Israel, Índia e os EUA, onde está localizado o Vale do Silício, um dos polos mais conhecidos mundialmente. As pesquisas, o ensino e os investimentos feitos por essas nações são os principais elementos de um ecossistema inovador composto por parques tecnológicos, incubadoras e associações que promovem e estimulam a interação e cooperação.

Além disso, as ferramentas de última geração impactam diretamente o perfil dos consumidores, que estão cada vez mais independentes e informados sobre tudo que desejam comprar. Essas reconfigurações também influenciaram os hábitos dos turistas: Uma pesquisa do Google Travel indicou que 74% das pessoas planejam suas viagens pela web e somente 13% ainda utilizam agências.

Para entender um pouco melhor o impacto dessas tecnologias, trouxemos uma lista de inovações que estão transformando o consumo no setor! Confira:

1 – Smartphones (tecnologia móvel)

Os smartphones possuem diversas funcionalidades que ajudam o usuário na compra, no translado e em toda a viagem. O acesso a rede móvel e a aplicativos variados fazem o telefone atuar como agência, guia, GPS, tradutor, localizador e mais. Vale lembrar que também são usados para registrar os momentos durante os passeios, com uma precisão de imagem cada vez maior.

2 – Realidade Virtual

A realidade virtual está crescendo bastante e vem sendo usada em inúmeras áreas. No ramo turístico não é diferente, e sua utilização tem sido determinante para a decisão da compra. Com a possibilidade de levar uma pessoa a qualquer lugar do planeta, esse recurso consegue fazer com que o cliente possa ter uma breve sensação de como é estar em seu destino.

O intuito é que o viajante se “teletransporte” e admire a vista, os sons e conheça melhor aquele local antes mesmo de ir até ele. Imagine por exemplo, explorar o topo do monte mais alto do mundo?! Isso já é possível com o aplicativo EVEREST VR.

3 – Internet das coisas (IoT)

Você já deve ter ouvido falar nas adaptações que tornam carros, eletrodomésticos e até mesmo casas inteiras em objetos “inteligentes”. Utilizando reconhecimento de voz ou algum sinal programado, é possível ligar, desligar e dar diversos comandos às esses itens. Essa é a Internet das Coisas, conhecida também como IoT (do inglês, Internet of Things).

O Instituto de Tecnologia Hoteleira da Espanha (Instituto Tecnológico Hotelero, ou ITH) afirmou que a IoT será uma das principais inovações que irão mudar e personalizar a experiência do cliente nos próximos anos. Podemos citar novidades como a integração de sensores à veículos, hotéis e malas, incluindo o rastreio e acompanhamento em tempo real desta última.

4 – Big Data

O uso do big data ainda não está muito difundido na indústria de viagens, mas devemos ressaltar que com o tempo ele se tornará um aliado, tanto em relação às vendas quanto na personalização de cada detalhe. A rede de hotéis Mélia já está usando os dados a seu favor, cruzando informações como idade, média de gastos, país de origem e motivo da viagem como base para sua segmentação no marketing. Dessa forma, a empresa consegue otimizar investimentos, focando nos públicos que têm mais chances de consumir seus serviços.

Além das soluções citadas acima, muitas outras irão contribuir com a evolução do nosso setor, garantindo momentos surpreendentes e um contato cada vez mais eficiente com os turistas. Seja conhecendo o público alvo e encantando-o de forma efetiva ou viabilizando interações e relacionamentos com os clientes, essas mudanças são muito positivas e vão beneficiar a todos.

Somos Duo

Juntos. Uma experiência única.

Publicado por: Somos Duo

Deixe-nos sua opinião!

Nome
Mensagem

Rua Fidêncio Ramos, 16012° andar, conj. 1211
Vila Olimpia – SPCEP: 04501-010

PABX: +55 11 3094-0800

contato@somosduoecco.com.br

Atenção!